SOBRE

O Grêmio Barueri Futebol Ltda foi fundado em 1989, e conseguiu sua primeira façanha no futebol em 2001, ainda com o nome de Roma, quando a equipe ficou com o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, ao derrotar o São Paulo nos pênaltis depois de empatar no tempo normal por 4 a 4.

O Barueri chegou ao futebol profissional participando da Segunda Divisão pela Série B3, quando ficou em 14º lugar. O profissionalismo só foi possível através do trabalho desenvolvido a partir do ano 2000, quando foi formada uma parceria com a Secretaria Municipal de Esportes da cidade e também com a Incorporativa Roma.

A partir daí, a equipe só subiu. Em 2003, o time ficou em terceiro na Série B3, sendo convidado para a B2 pela Federação Paulista de Futebol (saíram os times B da Portuguesa e da Ponte Preta), quando foi vice-campeão. No ano seguinte, o Barueri estava na B1, visando a Série A3 (a disputa era por uma das quatro vagas), lugar que alcançou em 2005, quando foi campeão com o empate por 1 a 1 com o Palmeiras B na final. Em 2006 disputou a Série A2 e com a vitória por 4 a 1 diante do Sertãozinho alcançou vaga para disputar a Série A1 em 2007, quando ficou em 16º lugar na classificação. Em 2008 e 2009 terminou o Campeonato Paulista na 6ª e na 8ª posições, respectivamente.

Nas competições nacionais, a trajetória do clube também é de muito sucesso. No ano de 2006, o time fez sua estreia em torneios nacionais e conseguiu um bom resultado: a quarta colocação do Campeonato Brasileiro da Série C, ganhando o direito a disputar uma divisão acima no ano seguinte. Em 2008, mais um triunfo: outro quarto lugar na Série B, que deu ao clube de disputar o Campeonato Brasileiro da Série A de 2009, no qual encerrou sua participação na 11ª colocação. 

 

Após um período desativado, a equipe retomou suas atividades em fevereiro de 2019, sendo adquirida pelo presidente Henrique da Costa Barbosa, e vem desenhando um futuro incrível, na qual a Torrejón Cup 2019 faz parte desse planejamento.

ARQUIVO